Os mapas auriculares

Você já se perguntou como surgiram os mapas da acupuntura auricular? São tantos pontos, tão próximos e precisos. Este post é baseado em publicações científicas e fatos históricos.

A relação entre a orelha e meridianos é citada no famoso livro O clássico interno do imperador amarelo (Huang Di Neijing). O primeiro mapa auricular foi publicado em 1888 por Zhenjun Zhang em seu livro Essential Techniques for Massage (Lizheng Anmo Yaosu). Este mapa foi um desenho do aspecto posterior da orelha mostrando as áreas dos cinco órgãos Zang: Coração, Fígado, Baço, Rim e Pulmão.

Paul Nogier descobriu a somatotopia da orelha, uma representação da orelha na forma de um homúnculo, ou feto invertido. O mapa auricular do Dr. Paul Nogier foi publicado pela primeira vez em 1957. Uma apresentação mais detalhada, elaborada pelos Drs. Paul Nogier e Bahr, assim como René J. Bourdiol, foi apresentada ainda em 1974.

A medicina auricular é um método excelente, mas apenas se os pontos da orelha estiverem localizados com precisão. As condições prévias para essa habilidade são um excelente conhecimento da anatomia da orelha, documentada nos mapas, e prática constante da técnica.

Você pode aprofundar seus conhecimentos através dos nossos Cursos On-line de Auriculoterapia e Diagnóstico pela Língua.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn