
O baço tem a função de digerir alimentos e bebidas, transformá-los em substâncias nutritivas e absorver e distribuir os nutrientes essenciais para todo o corpo. Em todo esse processo o baço deve trabalhar com o estômago e o intestino delgado, mas o baço é o órgão principal neste sistema.
Existem dois aspectos principais no papel do baço: transportar e transformar as substâncias essenciais (bebida e comida) e transportar e transformar a água.
O processo de digestão e absorção dos alimentos e substâncias nutritivas são realizadas em conjunto por vários órgãos zang e fu. Alimentos e bebidas são levados para o estômago. Após decomposição e fermentação pelo baço e pelo estômago, o lodo é transportado para o intestino delgado. No intestino delgado, a porção clara é separada da turva, e as duas são impulsionadas por caminhos separados. As substâncias nutritivas, que estão na porção clara, são absorvidas e transportadas pelo baço para o coração, o pulmão e o resto do corpo, fornecendo alimento a todos os órgãos e tecidos. Todo esse processo é a função de transporte e transformação do baço.
O transporte e a transformação da água refere-se se à importante função do baço na absorção, distribuição e excreção de fluidos. No processo de metabolismo da água e na liberação de líquidos por todo o corpo, pulmão, baço, rim, fígado e outros órgãos viscerais estão intimamente ligados.
O baço pega a água absorvida, transforma-a em fluidos corporais e a entrega ao pulmão. O pulmão e o coração o distribuem por todo o corpo para realizar suas tarefas de nutrir e umedecer. Depois que os vários órgãos e tecidos extraem nutrientes dos fluidos liberados, o baço entrega os fluidos residuais aos órgãos apropriados a serem excretados do corpo como suor ou urina.
As funções de transporte e transformação dependem principalmente das ações do Qi do Baço. Se o Qi do baço é abundante, a absorção, a transformação, o transporte e a entrega de nutrientes ocorrem normalmente. Isso resulta em uma forte constituição física, vitalidade vigorosa e resistência aprimorada contra doenças. Por outro lado, se o Qi do baço é deficiente, sua capacidade de transportar e transformar fica comprometida, resultando em falta de apetite, perda de paladar, distensão abdominal, diarréia e outros sintomas. Isso pode levar ainda mais à desnutrição, manifestada por emagrecimento, fadiga e lassidão.
Após o nascimento, alimentos e bebidas são a principal fonte de nutrição exigida pelo organismo. Eles também são a base material para a geração de Qi e sangue. Ao mesmo tempo, a digestão de alimentos e bebidas, a absorção de substâncias nutritivas e sua distribuição não podem ocorrer sem o baço. Por esse motivo, o baço é considerado o “a origem da essência pós celestial” e a “fonte para a geração de Qi e sangue”.
Deve-se enfatizar que as funções de transformação e transporte do baço dependem não apenas do Qi do baço, mas também estão intimamente ligadas ao Yang do baço e ao Yin do baço. O Yang do Baço tem capacidade para aquecer o corpo, digerir alimentos e bebidas e facilitar a produção e o transporte de nutrientes e fluidos corporais. A deficiência de Yang do Baço pode levar à falha de transformação e transporte, resultando em dor com frio no abdômen, fezes mucóides, membros frios, até mesmo edema e outros sintomas. O yin do Baço é a substância nutritiva essencial para nutrir o baço e o estômago e para restringir o Yang do Baço. A deficiência de Yin do baço pode levar à edema, com pele pálida, falta de apetite, boca seca, língua seca e vermelha, constipação e outros sintomas. A relação mútua de restrição e apoio entre o baço Yin e o baço Yang é um requisito básico para a manutenção do equilíbrio de Yin-Yang no baço e no estômago.
Você pode aprofundar seus conhecimentos através dos nossos Cursos On-line de Auriculoterapia e Diagnóstico pela Língua.