
O Fígado tem a capacidade de armazenar sangue e regular o volume de sangue circulante. O sangue é gerado a partir das substâncias nutritivas essenciais da bebida e dos alimentos transportado e transformado pelo baço e pelo estômago. Após a geração, uma porção do sangue é colocada em circulação para transportar alimento para todo o corpo e outra porção é armazenada no fígado.
Assim, o fígado é o principal órgão para o armazenamento de sangue. É essencial que haja uma reserva no fígado, caso haja necessidade de sangue adicional.
Sob condições gerais, o volume de sangue em circulação através das vísceras, o tecido e os outros órgãos do corpo é relativamente constante. Mas deve responder às mudanças nos requisitos, dependendo do estado funcional do corpo e às influências das mudanças no clima, para que possa ser regulado adequadamente. Por exemplo, quando uma pessoa está em repouso ou adormecida, os requisitos dos vários órgãos e tecidos são reduzidos e uma parte do sangue é removida da circulação pelo fígado para armazenamento.
Durante a atividade física ou quando a pessoa está sob agitação emocional, os requisitos de sangue são aumentados. O Fígado então libera seu sangue armazenado para entrar na circulação. Por ter essa função de armazenar sangue e a capacidade de regular o volume de sangue em circulação, “o fígado é o mar de sangue”.
As atividades funcionais de todas as partes do corpo estão intimamente ligadas ao fígado. A disfunção do fígado no armazenamento de sangue manifesta dois tipos principais de alterações patológicas. O primeiro tipo é devido a reservas insuficientes de sangue, de modo que a quantidade de sangue em circulação não pode atender aos requisitos do corpo. Isso pode causar tonturas, visão turva, cegueira noturna, dormência nos membros, oligomenorréia (diminuição da menstruação) e até amenorréia (interrupção da menstruação). O segundo tipo é devido ao fígado não armazenar sangue desnecessário (causando excesso de sangue em circulação), levando a sangramentos de vários tipos, como hematêmese (vômito de sangue), hemoptise (tosse com sangue), epistáxis (sangramento nasal) e metrorragia (sangramento uterino intenso).
Você pode aprofundar seus conhecimentos através dos nossos Cursos On-line de Auriculoterapia e Diagnóstico pela Língua.