
Nós acupunturistas sabemos que a acupuntura é capaz de tratar qualquer desarmonia do corpo humano. No entanto, não há como padronizar ou protocolar tratamentos em medicina chinesa, pois as pessoas adoecem de maneira peculiar e quase que individualmente. Cada caso é um caso e exige do profissional uma avaliação minuciosa do paciente.
São raros os estudos que analisam a insônia por padrão de desarmonia. Comprovar cientificamente e eficácia do tratamento personalizado é tarefa complicada devido à multiplicidade de padrões que os pacientes desenvolvem. Vale ressaltar que é comum a multiplicidade de padrões no mesmo paciente, exigindo paciência e habilidade do profissional. Um verdadeiro quebra cabeça.
Um artigo coreano publicado em setembro de 2019 fez uma revisão sistemática da literatura a cerca do tratamento da insônia por padrões de desarmonia. Cerca de 30% da população sofre com insônia e usam medicamentos alopáticos, que muitas vezes geram desconfortáveis efeitos colaterais. O sono de boa qualidade é indispensável na manutenção da saúde. A boa qualidade do sono está diretamente relacionada ao equilíbrio hormonal, metabólico, digestivo, dentre outros.
Esse estudo analisou os resultados de pacientes submetidos a acupuntura sistêmica com agulhas e eletroacupuntura apenas. Outros dois grupos foram analisados: um grupo de acupuntura falsa e o grupo de pacientes com tratamento medicamentoso. Foram excluídos pacientes submetidos a qualquer outra técnica da medicina chinesa: moxabustão, auriculoterapia, craniopuntura, ventosas, etc.
Os padrões analisados no estudo foram: deficiência do coração e baço (n = 19), deficiência do Qi do coração e do Qi da vesícula biliar (n = 15), desarmonia entre o coração e rim (n = 12), hiperatividade do fogo devido a deficiência de yin (n = 11), distúrbio interior de fleuma calor (n = 10), depressão do fígado gerando fogo (n = 10), coração gerando fogo do fígado (n = 3), hiperatividade ascendente do yang do fígado( n = 6), Incoordenação entre o baço e o estômago (n = 6), estagnação do Qi devido à depressão do fígado (n = 4), estagnação interior dos vasos sanguíneos (n = 3), estagnação da fleuma (n = 1) , deficiência e estagnação do fígado (n = 1), deficiência do fígado invadindo o estômago (n = 1), deficiência do fígado invadindo o coração (n = 1), deficiência renal devido à hiperatividade do fígado (n = 1). O diagnóstico mais comum foi a deficiência do coração e baço (n = 19).
Os pontos de acupuntura comuns a todos os padrões mais freqüentemente usados foram VG20 (n = 15), EX-HN1 (SISHENCONG) (n = 12), ANMIAN) ( n = 9), C7 (Shenmen) (n = 9) e BP6 (Sanyinjia) (n = 5). Os pontos de acupuntura mais comumente usados para cada padrão foram os seguintes: BP6, E36, B15, B20 para deficiência de coração e baço; B15, B19, VB40, VB20 para deficiência do Qi do coração e do Qi da vesícula biliar e R13, B15, B23 para desarmonia entre coração e rim; B15, B23, B20, BP6, R13 para Hiperatividade do fogo devido à deficiência de yin; E40, E44, CS6, CS7, CS8, F3, BP9 para perturbação interior de fleuma-calor e F1, F2, F3 para deficiência do fígado gerando fogo.
O estudo mostrou que a acupuntura melhora a qualidade do sono em comparação com a medicação. No entanto, as evidências são limitadas pelos altos riscos de viés nos estudos incluídos e pela heterogeneidade clínica que não utiliza critérios de diagnóstico e pontos de acupuntura padronizados.
Nós profissionais de medicina chinesa sabemos que cada paciente é um novo desafio. Padrões de desarmonia se misturam e muitas vezes são observados mais de um padrão em atividade. Essa é uma grande dificuldade nos trabalhos científicos com medicina chinesa, pois nossas prescrições são altamente personalizadas, tal qual nossos resultados na maioria absoluta das vezes positivos.
Fonte: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6718809/#__ffn_sectitle
Você pode aprofundar seus conhecimentos através dos nossos Cursos On-line de Auriculoterapia e Diagnóstico pela Língua.