O Pulmão, a pele e os cabelos

A pele e o cabelo se referem a todo o órgão que cobre o corpo, incluindo a derme, o cabelo e as glândulas sudoríparas. A pele e os cabelos devem ser aquecidos e umedecidos pelo Qi defensivo e pelos fluidos corporais.

Fisiologicamente, as principais funções da pele e do cabelo são secretar o suor, proteger o exterior do corpo de males exógenos e regular a temperatura do corpo. Essas funções estão intimamente ligadas às do pulmão. Primeiro, o pulmão controla o Qi defensivo. Ele distribui Qi defensivo e nutrientes essenciais para a pele e cabelos e, ao fazê-lo, os aquece e umedece. Segundo, a pele e os cabelos trabalham em estreita colaboração com o pulmão para regular a respiração, abrindo ou fechando os poros do suor.

Na patologia, o pulmão, a pele e seus cabelos também se afetam. Por exemplo, quando o vento e o frio atacam a superfície do corpo, eles geralmente entram pela pele e pelos cabelos e depois afetam a função de dispersão do pulmão. Isso geralmente resulta em aversão ao frio, obstrução nasal, febre e tosse. Se o Qi do pulmão é deficiente e falha em sua função de dispersão, ele é incapaz de distribuir Qi defensivo e fluidos para a superfície do corpo. Isso reduz a capacidade da pele de evitar doenças. Pode haver sudorese profusa e aumento da suscetibilidade a doenças. A pele pode parecer pálida, e os cabelos podem aparecer secando.

Portanto, em Medicina Chinesa existe o ditado: “O pulmão tem sua manifestação externa na pele, pêlos e no cabelo”, já que há também transpiração na cabeça.

Você pode aprofundar seus conhecimentos através dos nossos Cursos On-line de Auriculoterapia e Diagnóstico pela Língua.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn